Fim de semana a dois: Aldeias de Xisto
Nos últimos meses o mundo virou de pernas para o ar com a pandemia Covid-19 e como toda a gente já está farta de estar em casa vou deixar uma sugestão para este verão de um percurso que eu própria fiz o ano passado!
São pequenos povos repletos de afetos, paisagens de cortar a respiração, boa gastronomia e muita simpatia para um fim de semana a dois!
Um mundo bem escondido que remonta à pré-história com infinitos pontos de interesse naturais e patrimoniais. Com paisagens que mais parecem saídas de um filme, cada recanto destas aldeias pitorescas de xisto e granito está rodeado por um mar de montanhas, água, praia fluviais, percursos pedestres e BTT, além dos seus simpáticos habitantes que têm sempre uma história de vida para contar.
O que fazer
Piodão faz parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal. É considerada a aldeia mais típica de Portugal com muita personalidade e uma igreja que mais parece um castelo da Disney.
Aproveita o fresco da manhã para fazer o trilho que liga Piodão a Foz d'Égua. Escondida na Serra do Açor é de visita obrigatória (4km de Piodão) com as mais belas pontes derramadas sob a ribeira de Piodão e a ribeira de Chãns.
Aproveita o almoço para provar um dos pratos típicos como o Bucho ou a Chanfana de Cabrito.
À tarde, para digerir o almoço visita as ruas estreitas da aldeia e o museu. Perde-te neste mundo de xisto e apanha sol numa das esplanadas enquanto bebes um licor. E, para terminar, nada como um mergulho na praia fluvial.
Para os amantes da natureza e da fotografia este é o lugar perfeito onde em cada canto há um sorriso de um habitante local e uma história por contar, por isso não te esqueças de levar a câmara fotográfica.
Foz d'Égua |
No dia seguinte podes dar um salto até ao Talasnal e conhecer o famoso baloiço de Trevim, na Serra da Lousã.
Onde Ficar
Para quem procura pernoitar tem o grande Hotel INATEL que oferece uma vista panorâmica sobre a aldeia, mas se preferes alternativas mais autenticas a Casa da Padaria é sempre uma boa opção. Podes ainda usar o site Book in Xisto para procurar alojamento local em qualquer uma das outras aldeias de xisto.
E tu, já visitaste alguma aldeia de Xisto? Se sim, conta-me como foi!
Olá Luís!
ResponderEliminarVou dar uma olhada no teu blog. Espero que tenha gostado do meu post e que sigas o meu conteúdo futuro (apesar de ser maioritariamente sobre Portugal).
Olá! Apenas uma notinha. Piódão não pertence à rede das Aldeias de Xisto. Pertence às Aldeias Históricas de Portugal. www.aldeiashistoricasdeportugal.com
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho!
Tem toda a razão. Agradeço desde já o reparo e peço desculpa pelo lapso. Irei já emendar o erro.
EliminarBoa semana!