Fado de Coimbra
O Fado de Coimbra está intimamente ligado às tradições académicas na cidade e é cantado apenas por homens trajados sempre capa traçada. São canções que evocam o amor, a saudade, os desgostos e encontros e desencontros da vida.
A título de curiosidade a Guitarra de Coimbra possui uma caixa maior do que a de Lisboa, sendo afinada num tom abaixo e a sua voluta em forma de lágrima.
Durante a ditadura o fado serviu como veículo de intervenção dos estudantes num tempo em que as palavras valiam mais do que mil armas.
Hoje, vozes, Guitarras de Coimbra, Guitarras Clássicas e muito sentimento compõem os Fados de Coimbra, sendo possível ouvi-los nas casas de Fado da cidade, em alguns cafés ou ainda nas ruas da baixa da cidade.
Se quiser um maior envolvimento com o que significa ser estudante em Coimbra pode sempre assistir à Serenata de receção ao caloiro que se realiza em outubro, na Sé Nova durante a Latada ou ainda em maio, à Serenata Monumental, na Sé Velha durante a Queima das Fitas.
Esta última data é particularmente importante na vida de um estudante pois marca o início da vida académica como Doutor para alguns e o fim de uma jornada para outros. Com muitas lágrimas à mistura, as ruas da Sé Velha enchem-se de estudantes de capa aos ombros para cantar a saudade e como estudante de Coimbra que fui os 𝅘𝅥𝅯 segredos desta cidade levo comigo pra vida 𝅘𝅥𝅯.
Comentários
Enviar um comentário